22 de novembro de 2012

O amor à distância.

Uma amiga me pediu pra escrever sobre o "amor à distância", porque está prestes a viver um. Como sou quase uma PhD no assunto, bora lá...

A distância não é um problema, ela faz parte da escolha que o casal faz. Já sabem que se quiserem,  terá que ser assim e assumem o risco.

Dizem que os maiores problemas desse relacionamento é que ele é muito mais suscetível ao ciúme e é dificil controlar os desejos sexuais. E com certeza, é preciso ter um autocontrole muito grande sobre tudo. Porque o namoro a distância não sobrevive com ciúmes, insegurança e não se baseia apenas em sexo.

Se um não confiar absolutamente no outro e em si mesmo, não há amor que resista - nem mesmo os relacionamentos "perto". Um relacionamento à distância requer muito mais atenção do que um relacionamento próximo. A pessoa convive e conhecerá muitas pessoas que você sequer verá um dia e você precisa fazer com ela conheça todas as pessoas do mundo e ainda assim, prefira ficar com você. E isso é muito complicado, principalmente quando num momento dificil da vida, você não pode estar ao lado.

Você precisa se desdobrar em mil para viver "sua vida aqui", estar o tempo todo em contato com o outro e dar conta das duas coisas, lidando com o ponto mais importante disso tudo: conseguir equilibrar os planos e sonhos pessoais pra que ambos sejam felizes e possam viver juntos no futuro. Uma hora a vida os colocarão num beco sem saída: nem sempre é possível conciliar a realização dos sonhos e aí você precisa decidir se abre mão dos sonhos ou do seu relacionamento. Quando amamos muito alguém e somos cheios de sonhos, essa é uma das decisões mais dificeis que temos que tomar na vida. Alguns casais desistem do futuro juntos.

O sexo num relacionamento à distância é mesmo uma questão complicada, mas por se tratar de uma escolha, sabemos que gostamos tanto da outra pessoa, que vale a pena esperar até o próximo encontro. Porque a relação não se baseia apenas nisso, mas em muitos outros pontos de um relacionamento que são tão importantes quanto, mas que são mais dificeis de serem administradoas, como por exemplo a insegurança.

Na verdade pra namorar a distância você tem que confiar muuuuuito no seu taco, ou então, nem tente, pois não é fácil, mas vale a pena. Acima de tudo é um aprendizado muito grande sobre o outro, sobre si mesmo, sobre até aonde o amor vai.

Não sei se muitas pessoas compartilham do mesmo pensamento, mas eu, particularmente, acho que é um namoro muito intenso no sentido instropectivo, no sentido de estar com a pessoa pela sua beleza interior, porque você passa tanto tempo conversando e valorizando os momentos juntos. Talvez, num relacionamento cotidiano, ambos você não valorizassem tanto os momentos juntos e a oportunidade de expôr o seu melhor e sempre querer melhorar. Porque você precisa que a pessoa prefira você! Não é como nos namoros próximos, onde você convive tanto com a pessoa, que talvez não tenha prestado atenção no quanto os olhos dela sorri quando te vê, o quando você precisa dela ao seu lado, pois quando tudo isso acontece naturalmente e de modo "fácil", fica mais dificil perceber a importância e reparar os detalhes.

Uma das melhores sensações é ver o seu amor sair da porta do desembarque, ou encontrá-lo te esperando na rodoviária. Dá vontade de parar o tempo naquele feriado, naquele final de semana, naquelas férias.

Com certeza namorar à distância é uma escolha dificil de fazer e de viver, porque por mais que digam que não, parece que o mundo vai acabar quando temos que voltar para casa. A vontade é largar tudo e ficar ali juntos para sempre. Mas em muitos casos isso não é possível de imediato, portanto, é preciso paciência, confiança e amor acima de tudo.

No final das contas, ou vocês se casam, ou podem até nunca mais se encontrarem, mas sempre terão um carinho e respeito grande um pelo outro. Porque passam a conhecer o íntimo de cada um, cada segredo, cada sonho ou frustração. A confiança que vocês contróem nesse período, se não quebrada, dura para sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário