4 de dezembro de 2011

Depois daquela viagem - Valéria Piassa Polizzi




Sinopse:

O livro é uma auto-biografia de Valéria Polizzi, que aos 16 anos contraiu o vírus da AIDS.
Em forma de diário, em linguagem própria dos jovens, Valéria relata com bom humor e descontração as suas vivências, o despertar da sexualidade, a angústia diante dos exames e muitas outras coisas que atormentam qualquer adolescente.

A autora ainda relata seu sofrimento e o dos pais quando tiveram os resultados dos exames, o medo de encarar as pessoas e todo o tempo que passou sem contar ao restante da família e aos amigos que tinha a doença.

A jovem fez intercâmbio e tentou de várias formas, “esquecer” sua doença e esperar apenas a morte chegar. Mas graças ao médico americano, que lhe incentivava, colocando-a em contato com outras pessoas que possuíam a doença e viviam normalmente, ela resolveu utilizar os remédios.

Uma época sua saúde piorou tanto que não era mais possível guardar esse segredo. Ela passou alguns dias internada no hospital e só nesse momento conseguiu contar para os amigos e familiares que tinha AIDS. Recebeu o apoio de todos e percebeu que poderia e deveria levar adiante sua vida, sem o medo de morrer a qualquer momento, como ela tinha antes.

A minha opinião:

Quando li esse livro eu também tinha 16 anos, como Valéria na história. A adolescência é uma época onde pensamos que nada de mau pode nos acontecer e que não haverá conseqüências drásticas nas nossas atitudes. Embora eu nunca tenha sido uma desses “adolescentes-rebeldes”, o livro foi importante para eu compreender que tudo que eu fizesse, seja na adolescência ou em qualquer outra época da minha vida, eu teria que assumir a responsabilidade e sofrer as conseqüências, boas ou não, pelo resto da vida.

Me envolvi muito lendo o livro e às vezes parecia que eu via todas as cenas que ela descreve, que assistia aquela história. E é perceptível que na década de 80 pouco se falava sobre a AIDS, dá até para ver o quanto os debates sobre o assunto evoluíram nos últimos anos. Muito interessante!

Coincidentemente Valéria é campineira também e no fim do livro, dá uma curiosidade louca de pesquisar sobre a vida dela e de saber se ela ainda está viva!

Foi a primeira auto-biografia que li e nem sou muito fã desse estilo, mas Depois Daquela Viagem é um livro que te prende do começo ao fim. Vale a pena!


Frase da Autora:

"A vida é uma daquelas coisas tão presentes que passa despercebida. Às vezes nós precisamos quase perdê-la, ou achar que está por se perder, para lhe darmos o devido valor e dimensão. E, ainda assim, não conseguimos entendê-la direito", reflete Valéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário