25 de dezembro de 2011

A luta contra o câncer: Eu apoio.


Dia 08 de Abril é o dia mundial de luta contra o câncer. E a foto abaixo é representa que todas as mulheres podem ser princesas. 


Conheço algumas pessoas que já receberam esse diagnóstico desesperador. Alguns foram benignos. Outros malignos, mas superaram. Mas meu maior contato com o câncer foi através de uma amiga que na época tinha onze anos. 

Eu claro, sempre fui bem mais velha. Quando ela faleceu em 2010 aos onze, eu tinha recém dezoito. Tivemos uma amizade bastante intensa, embora nos víssemos pouco. Vitória tinha um jeito encantador de ser. Toda meiga, olhos sempre brilhantes e sorriso iluminador. Ainda me lembro que sempre que nos encontrávamos, ela tocava meu rosto com muito carinho e me dizia o quanto me achava bonita e legal. E eu me perdia em tanto brilho nos olhos. 

Quando meu avô faleceu, enquanto eu chorava quietinha num canto, ela que nessa época devia ter uns nove anos de idade, se aproximou e sorriu. Depois me disse que tudo ia ficar bem. Senti muita confiança em suas palavras. Quanta sabedoria em um ser tão novo.

Me lembro como se fosse hoje. Era domingo e o telefone tocou com alguém do outro lado dizendo que a Vitória estava com câncer. Na hora foi um baque pra mim. Estavam todos preocupados e orando pela sua recuperação, então eu não sabia se podia demonstrar o meu desespero com uma notícia tão importante. Mas como ela mesma já havia dito, ia ficar tudo bem. Vitória sempre foi uma menina de sorriso fácil, então imaginei que ela estivesse levando na boa o início do tratamento. 

Depois de algum tempo eu soube que ela levou mesmo na boa. Continuou de sorriso fácil e tanta alegria surpreendia até os médicos. Até soube que uma das médicas, assustada com seu entusiasmo, lhe perguntou se ela não tinha medo de morrer. Segundo sua tia, ela respondeu que não, apenas tinha curiosidade para saber o que acontecia depois da morte. 

Mas ela não se entregou. Muito pelo contrário, sua vontade de viver irradiava no brilho dos olhos. Era um ser humano fantástico demais para falecer de uma doença tão cruel. 

Outra coisa que me chamou a atenção é que quando seus pais pediam para os amigos fazer oração, sempre diziam “Orem pela felicidade dela, independente de qual seja o resultado.” Menos de uma semana após o diagnóstico, Vitória faleceu. 

Embora eu soubesse que foi melhor assim, pois o tratamento estava deixando-a fraca e com certeza sua imunidade abaixaria ainda mais e com isso ela sofreria, senti muito a sua morte. Talvez eu nunca consiga explicar o que eu senti. Nessa época eu namorava o Tiago e talvez só ele saiba o quanto eu sofri com essa perda. Ficava inconformada por existir essa doença e por fazer vítima uma pessoa tão iluminada. Tiago me dizia para guardar minha amiguinha no coração, e que eu não precisaria nunca me esquecer dela, mas que com certeza ela não gostaria de me ver sofrimento. Mas mesmo assim foi difícil compreender.

Lembro-me do seu velório e como eu nunca havia perdido uma amiga antes, me senti muito sem chão. Ainda mais sendo ela uma criança tão especial na minha vida. Me permiti chorar na frente de todo mundo – coisa que é rara. Permiti a tristeza e o luto intenso.

Os dias que se sucederam foram torturantes. Eu estava muito preocupada com sua família e se a Vi havia entendido a sua passagem, se não estava sofrendo. Não consiguia parar de pensar na Vitória nem por um segundo. 

Um dia eu fiz oração pedindo sabedoria para lidar com essa perda e com outras possíveis que viriam. Chorei muito e pedi também alguma forma de saber que estava tudo bem, que eu não precisava me preocupar tanto daquele jeito.

Tive um sonho tão rápido, mas tão lindo e tranqüilizador. Vi a Vitória num local todo branco, vestida de branco e sorrindo muito, como se estivesse muito feliz e com isso me dissesse “Li, eu disse que ficaria tudo bem”. Hoje me lembro dela algumas vezes, mas agora é com felicidade e tranquilidade. Vê-la em meu sonho foi como tirar a dor do meu coração com as mãos e colocar substituir por muita tranqüilidade.
E embora eu tenha certeza de que nunca mais encontrarei alguém tão encantadora como a Vitória, me sinto muito feliz por ter tido a chance de tê-la conhecido. Sei que sua missão na minha vida, foi me mostrar que a vida pode ser muito boa se eu não tiver medo dela. Entre muitas outras coisas que me fazem lembrar o quão inigualável ela era.

Minha pequena amiga, embora tivesse um belo sorriso no rosto e muita vontade de viver, não conseguiu vencer essa guerra. Mas ainda assim foi Vitória, do começo ao fim. Seja sendo uma criança que surpreendia a todos com seu carinho e sabedoria, seja sendo a vitoriosa que mesmo doente e tendo plena consciência da gravidade disso, dera suporte e tranqüilidade aos amigos. 

Mesmo que não tenha dado tempo para que seus cabelos caíssem com o tratamento, lembrei dela com essa foto da luta pelo câncer por ter sido uma pessoa linda por dentro e por fora. Alguém que teve grande importância na minha vida e que eu nunca mais conseguirei esquecer.

Se eu pudesse dizer alguma coisa a ela, seria:
Obrigada, obrigada, obrigada! Ter você por perto foi a maior boa sorte que todos nós já tivemos. Eternamente obrigada pela sua existência.

Vitória é um anjo e volto a dizer que anjos não tem auréolas. Anjos são pessoas especiais que passam pela nossa vida, muda ela pra sempre e nunca serão esquecidas.
Espero que ela renasça como ser humano e faça muitas outras pessoas felizes. 
Assim como nos fez felizes. Assim como sempre foi feliz.

"Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; 
derrotas que matam, outras que despertam."
(Antoine de Saint-Exupéry)


Espero que um dia, e que não demora, a medicina continue avançando e ninguém mais perca a luta contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário