26 de novembro de 2011

Que venha o novo!


Algumas vezes tudo parece estar fora do eixo. A sua vida está virada do avesso – e o avesso não é o lado certo.


Enquanto algumas pessoas nessa fase nem se importam e saem lindas e felizes para a balada, existem outras, tipo eu, que se afundam nesse avesso e não se acha mais. É muito ruim se ver perdido, sem conseguir encontrar uma luz no fim do túnel... 


E sabe aquela história de desviar o foco? Bom, ela não resolve nada mesmo! Mas isso você só descobrir depois de muitas noites de choro, de muita necessidade de abraços que não serão recebidos. Quando você percebe isso, é aquele famoso “perder o chão”. E a gente perde mesmo. Parece que a tristeza e a desorientação serão eternas. 


Todo mundo resolve te criticar: você é fraca demais, se deixa abalar por tudo. É muito criança, aonde já se viu sofrer por uma besteira dessa? As pessoas só se esquecem que o que é besteira para elas, pode ser muito importante para você. É aquela velha frase, cujo não me lembro o autor, “Não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam!”. E a conseqüência disso? Você já tinha perdido o chão, agora se sente sozinho também! Desgraça pouca é bobagem, viu? 


Mas todos querem ser muito felizes “para sempre”. Ter uma carreira profissional muito bem sucedida, ter os melhores amigos da infância sempre por perto, dinheiro – não precisa ser pra esbanjar – o suficiente para viver bem e viajar para lugares maravilhosos, encontrar um amor gostoso de viver, casar, ter filhos e definitivamente ser “feliz para sempre!”. 
Claro, esse é o estereótipo de felicidade criado pela sociedade, não precisamos segui-lo a risca. Até porque, fica aqui um segredo: eu mesma tenho uma listinha completamente diferente desta aí. Sinta-se a vontade para arquitetar a sua própria felicidade.


Convenhamos que embora tenhamos em mente vários objetivos e uma listinha boa para a felicidade, quando estamos com a vida do avesso tudo isso parece completamente impossível, não é? 

Foi aí que percebi que a felicidade depende de mim mesma. O que eu listo como felicidade? O que estou fazendo para conquistá-la? Sou a melhor e maior fábrica de felicidade do mundo, não posso deixar que eu entre em falência! 


Hoje eu entendi que os momentos tristes podem ser muito intensos, mas eles nunca, absolutamente nunca serão eternos. Assim ficou mais fácil sair do avesso. Vou a luta, dou a cara a tapa, encaro as criticas, os maus julgamentos, todos os obstáculos que vier pela frente... Tudo que for pra me deter, que venha! Sei bem quais são meus objetivos, a listinha enorme de felicidade que ainda vou alcançar, mas nada mais vai me abalar. Sabe aquela história de que eu serei a pessoa mais feliz do mundo e não sofrerei por nada e nem por ninguém? Anota aí, vou conseguir!


Se é fácil colocar a vida no eixo de novo, encarar tudo e todos, e principalmente olhar no espelho todos os dias e dizer: “E aí linda, preparada para vencer?” Não, não é nada fácil! É um desafio enorme, porque nós somos nossos maiores inimigos e isso dificulta a nossa própria vida. Mas não é impossível e você vai conseguir. 


Jogue fora, sem dó, tudo que te prende ao passado: aquelas cartinhas de amor daquele garoto que hoje só te exige lágrimas de tristeza, aqueles presentes que não são mais lembranças boas, as agendas com compromissos que hoje você não quer mais lembrar que viveu, rasgue as fotos com pessoas que não te fazem mais sorrir. Marque hora no cabeleireiro, corte o cabelo, pinte, faz uma bela escova, faça as unhas, a sobrancelha, passe um batom poderoso e vai encarar a vida. Posso te dizer que essa repaginada vai te fazer muito bem, dar uma renovada, te deixar confiante e “pronta pra outra”.


Mas agora, enquanto você lê esse texto, talvez seu coração esteja carregado de desorientação e lágrimas querendo transbordar pelos olhos. Sinto a mesma coisa. E talvez você pense, tá louca essa menina que escreve, só acordo e vou trabalhar porque preciso, porque preferia dormir muito até a felicidade bater aqui na porta de novo. Menina, isso não vai adiantar... Já pensou que a felicidade pode estar esperando você bater na porta dela? Poizé!


O ano está acabando. Já dá pra sentir até o cheirinho de 2012. Aproveite esses últimos dias de 2011 e mude a sua vida. Deixe para trás tudo que não merece fazer parte do futuro brilhante que será 2012. As coisas boas você preserva. As ruins manda embora! Simbora começar o ano novo renovada, acreditando na vida, em nós e que nada é impossível! 


Não é fácil, repito mil vezes. Sim, sacudir a poeira do coração e viver coisas boas de novo é um desafio dos grandes...


Mas pensando bem, Caio Abreu esteja certo...Concluí que talvez justamente esse seja o grande desafio da minha vida. E vamos lá. Adoro desafios!”


(Escrito agora. 26 de Novembro de 2011)






Desafios são a escada que nos levam à felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário