2 de novembro de 2011

Nome: Internet. Função: Aproximar pessoas.

Estive pensando “será que tem um dia mundial da internet?”. Por vários motivos senti a necessidade de “homenageá-la”.
Há uns sete anos atrás, quando meninas de doze anos ainda brincavam de boneca, eu descobri a internet.

A internet daquela época, comparada a dos dias atuais, poderia ser definida como um “teste de paciência”, mas não tínhamos outra opção. Quando uma página demorava cinco minutos para abrir, havia grande comemoração porque “hoje a internet tá boa, uhuuu!”.  Abençoado seja o discador do IG! Aquele barulhinho de conexão discada, ter que entrar só depois da meia noite porque era menos congestionado – ledo engano, todo mundo pensava a mesma coisa e aí congestionava do mesmo jeito!

Ser top na balada era ter ICQ (aliás, eu lembro o meu número até hoje!). Depois veio o MSN, o flogão e nessa fase diversão mesmo, era passar horas no Bate Papo Uol!

Mas fala sério, como éramos ridículos nessa época né? E aquelas pessoas que faziam usuários do tipo fulaninha_htinha_@hotmail.com. E no Flogão, que achávamos o máximo aqueles Bruninho0, JuPlock e sei lá mais o quê? Por onde será que anda esse povo? Eram tão famosos que não resistiram a grande novidade da época, o Orkut!
Salve, salve o Orkut! Vocês se lembram que precisava de convite para entrar no Orkut? E quando você conhecia um garoto lindo numa festa, depois revirava o Orkut inteiro para achar o perfil dele? Hahahaha Cada coisa! Mas ser top era dizer “Só add com scrap” ou “Perfil 1: Só add conhecidos”.

Eu particularmente passei momentos ótimos em todas essas “fases de internauta”.
Logo o ICQ ficou obsoleto e deu espaço ao MSN. A internet era tão ingênua. Lembro de ter conhecido pessoas do país inteiro no Bate Papo do Uol e as conversas eram realmente produtivas. Não tinha essa patifaria de hoje, em que a pessoa já anuncia a malandragem no Nick “Safado_comCam”. Alguns deixaram de serem “amigos virtuais” e passaram a ser reais e continuam sendo até hoje.
O Flogão então, só para rir! Aquelas fotos de bicos, tirados de cima e posts “Já que entrou, comenta!”. Depois que conheci pessoas muito especiais no Flogão, saí de lá.

Achei o “gatinho lindo que conheci” no Orkut e isso me rendeu um namoro! Que claro, só resistiu por causa da internet. Essa loucura de namorar um garoto que havia ido morar no Japão, me fez perceber o quanto a internet realmente globalizou os povos. O Japão parecia ser logo ali, no apartamento ao lado! Mas mesmo quando meu então namorado voltou pro Brasil, a internet era a nossa maior aliada. E foi uma história boa de viver!

Claro que nessa época já existia internet banda larga! A vida da discada foi curtíssima aqui em casa.

Tudo que foi criado na internet foi ficando obsoleto... O ICQ, Flogão, Bate Papo Uol e agora também o Orkut e o MSN. Ganham cada vez mais força o Facebook e o Skype! Mas a intenção ainda é aproximar pessoas e tem feito isso principalmente para organizar protestos pelo mundo.  Mesmo que a “liberdade de expressão” tenha tomado rumos descontroláveis na internet, ainda existem algumas pessoas por aqui que publicam coisas boas.

E tem também o Twitter! Pronto, a falta de privacidade estava definitivamente “morta”. Mas é impossível não concordar que com o Twitter ficou mais fácil saber quais são os assuntos mais comentados e até mais fácil para você ter contato com um ídolo, ou nem tão ídolo assim. Eu mesma já fui respondida por pessoas que admiro muito, como por exemplo, escritores, jornalistas, cantores, entre outros. A internet realmente tem o poder de aproximar pessoas!

Mas é verdade que por aqui nem tudo são flores. Existem esses ridículos pedófilos virtuais, algumas pessoas que influenciam a sociedade a ser cada vez mais ignorante, a falta de veracidade em muitas informações que recebemos. É impossível ter só coisas boas nessa vida não, é?

Mas já pensou em mostrar ao seu avô como é uma conversa por webcam com alguém que pode estar em qualquer lugar do mundo? Ou então mostre para a sua avó o quanto um email facilita a nossa vida! Certamente eles ficaram assustados e irão sorrir bastante! Acham engraçado esse troço todo.

Certa vez coloquei meu avô para ter uma conversa de vídeo com o Tiago no Japão e ele me disse: “É verdade isso mesmo? Mas o Japão é tão longe, como vocês conseguem?”. Ficou super encantado e vinha quase todo dia “dar tchau pro Tiago pela filmadora do computador!” hahaha. Poxa vô, o senhor nem imagina quantos milagres a internet pode fazer!

Mas se eu for mesmo citar todos os benefícios que a internet trouxe para nossas vidas, esse texto ficaria ainda maior, por isso, prefiro apenas agradecê-la pelas pessoas que conheci, por aquelas que só consegui reencontrar através das redes sociais, por facilitar minha vida e por conseguir com que eu me sinta mais próxima das pessoas que gosto quando vejo suas fotos e consigo amenizar a saudade que a distância causa.

Confesso que mesmo que eu adore tudo isso, me assusta um pouco. Mas a evolução da tecnologia e da internet no geral, é tão rápida que mesmo lembrando toda essa “minha trajetória de internauta”, sempre penso: O que mais a internet tornará possível? Isso aqui é um mundo de surpresas!

(Lieda Fernanda)

- Escrito em 31 de outubro de 2011, numa dessas madrugadas de insônia que rendem vários textos. -

“Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro.” (Leonardo da Vinci)

Um dos infinitos prints divertidos que o Japão me rendeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário