24 de novembro de 2011

As voltas que a vida dá.

"Deixo as coisas livres: Se voltarem, sempre foram minhas. Se não voltarem, nunca me pertenceram".


No começo é muito difícil. Parece que a vida percebe quando você ta passando por um momento ruim e aí, te manda logo mil momentos ruins de uma vez.
Você fica perdido, muitas vezes parece que nada nunca mais vai dar certo de novo. A vida te faz mergulhar numa tristeza que você responde “ta tudo bem”, mas na verdade queria ir ao encontro de alguém especial e dizer “ta tudo péssimo, não agüento mais tanta tristeza e por mais que eu tente ver uma luz no fim do túnel, só encontro escuridão”. Essa é a pior escuridão fundamental: você sabe exatamente tudo que precisa e o que fazer para conquistar, mas não o encontra de jeito nenhum.

Você se da conta de que precisa desviar o foco. Compra mil livros para ler, estuda o dia inteiro, sai com seus amigos nos finais de semana e mantém sua mente ocupada, sem tempo para pensar no que lhe deixa triste.

O tempo passa. Vez ou outra, antes de dormir, você se pega pensando em tudo que tem dormente na sua alma. Você sabe que não resolveu tudo e por isso, não dá pra esquecer completamente ainda. Você só ta desviando o foco, lembre-se disso.

Até que você se cansa de fugir das suas próprias dores. É preciso lavar toda a roupa suja, colocar tudo em pratos limpos. O quanto isso vai doer em você? Não faço a mínima idéia, mas com certeza vai doer. Não toleramos a mentira, mas sabemos que a verdade também tem suas faces de crueldade.

Você percebe que desviar o foco não vai te fazer feliz, que uma hora será preciso encarar tudo que te aflige – e a hora é agora! Vai lá menina, coloque a sua melhor roupa, arrume o cabelo, coloque o maior salto e vai lá, encara essa. Você também, menino. Coloque a sua camisa mais bonita, passe o seu melhor perfume, dá uma última olhada no espelho e vai lá, encara essa também.

Mas é difícil, lembra? Desde o começo era. Você então ensaia na frente do espelho.
Agora você está pronto pra encontrar o motivo das suas lágrimas e dizer: Sabe o que eu sinto por você? Pena por não estar comigo! Eu vim até aqui só pra te dizer que sim, eu morro de saudades de você, sonho com você todas as noites, você é o primeiro e o último pensamento do meu dia – e mesmo assim ainda penso em você o tempo todo!
Desviei o foco, decidi desistir e desisti de desistir. Mas hoje eu vim aqui só para te dizer que eu te amo. Sim. Vou gritar, você deve estar surdo. EU TE AMO. TE AMO. TE AMO. TE AMO. Ta entendendo? Mas você sabe o que eu vou fazer com isso? Vou continuar sofrendo com a sua ausência, querendo muito viver o resto da vida com você. Fique sabendo que eu vou te esperar, claro que vou. Só que dessa vez, muito bem arrumada/arrumado, me divertindo muito na balada.

E o tempo passa. Um mês. Dois. Três. Seis!

O telefone toca. É a ligação que você esperou por muito tempo, justamente quando você desistiu de esperar. Não tem como negar, uma felicidade enorme toma conta do seu ser. Do outro lado da linha a pessoa que ouviu o seu “Te amo. Te amo. Te amo”, diz, toda tímida: “Você já me esqueceu? Não? Você pode me retornar?”.

Não há mais um pontinho de luz no túnel, agora há um farol grande aceso, ofuscando sua visão. Você se joga, se entrega mesmo. Muitas pessoas dizem que você é louca por confiar de novo em alguém que já causou tanto sofrimento. Mas só você sabe o quanto doeu, o quanto é perdoável ou não. E você diz, agora com um sorriso no rosto: Louca eu seria de esperar meses por isso e agora deixar escapar. O peso das lágrimas só eu sei. O quanto à tristeza foi intensa, só eu senti. Por isso mesmo, porque só eu sei o quanto eu quero tudo isso e o quanto me custou caro, é que não vou deixar escapar nunca mais.

E mesmo com um histórico tão triste, você confia de novo. A vida cria muitas oportunidades de dizer que “vale a pena”. E você, percebe que o tempo não cura tudo, aliás, ele realmente não cura nada, mas com certeza ele responde todas as suas perguntas.

Aquela história mal resolvida, continua mal resolvida, mas hoje você já sabe que os sentimentos são recíprocos. Você desiste de ter pressa e querer ser a pessoa mais feliz do mundo pra ontem! É que você percebe que a vida é tão surpreendente e que muita coisa boa ainda vai acontecer. Demore um mês, dois, três, mais seis! Tudo que tiver que ser, com certeza será.

E você agora se pergunta: Pra quê tanto sofrimento se depois as coisas voltaram a dar certo?

Só posso te dizer que tanto o sofrimento quanto a alegria, tem muitas coisas para nos ensinar, por isso elas acontecem. Você, se ainda não sabe o “pra quê” disso tudo, vai descobrir. E aí, você me diz, se vale mesmo a pena...

É muito clichê, mas já te digo uma coisa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!”

(Escrito em 24 de Novembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário